Cultivar a sua própria horta pode trazer muitos benefícios para você e sua família, você terá o prazer de colher seus próprios alimentos fresquinhos e sem agrotóxico, e pode aproveitar para chamar as crianças para te ajudar.
E engana-se quem acha que só pode ter horta quem mora em uma casa com quintal, na verdade todo mundo pode ter uma horta, mesmo morando em apartamentos ou casas pequenas, basta você ter um espacinho que tenha bastante iluminação natural e é possível fazer sua tão sonhada horta!
1. Escolha o local para a sua horta
Vamos começar a sua horta?! Bem, primeiramente precisamos definir um local para a horta, se você mora em apartamento ou casa veja um espaço onde tenha uma incidência maior de luz solar direta.
Se o apartamento ou casa tiver um espaço que tenha incidência de sol o dia todo, você poderá ter uma horta completa, com vegetais, ervas, hortaliças, leguminosas etc. Mas se o único espaço que você tem com luz direta for só por algumas horas, também é possível plantar ervas e temperos, mas lembre-se que o espaço precisa ter pelo menos de 2 a 4 horas de sol por dia.
O espaço escolhido pode ser uma varanda, parapeito de janela, laje, entre outros, o importante é ter uma iluminação natural direta e começar a fazer sua horta!
Horta na sacada – Foto: Pinterest
Horta no parapeito da janela – Foto: Pinterest
Horta vertical – Foto: Pinterest
Horta com calha – Foto: Pinterest
2. Como plantar
Agora que você já tem o espaço definido para fazer a sua horta, precisa escolher como plantar. Veja o espaço escolhido, pense em quais espécies gostaria de cultivar e qual modelo combina com a sua decoração. Vamos passar aqui alguns tipos de cultivo.
Plantando na terra: essa opção é ideal para quem tem quintal com espaço, dessa forma as sementes ou as mudas são plantadas diretamente no solo.
Horta em quintal – Foto: Pinterest
Vasos: os vasos são excelentes para quem não possui um espaço grande, eles têm de diversos tamanhos, cores, formatos e materiais e podem ser colocados tanto em casas como em apartamentos.
Horta em vasos – Foto: Pinterest
Embalagens recicladas: você também pode utilizar garrafas pet, caixas de leite, latinha de refrigerante, potes de vidro de alimentos em conserva, cano de pvc entre outros. Use a criatividade e aproveite para fazer sua horta sustentável e barata.
Horta com embalagens – Foto: Pinterest – Projeto
Ana Cano Milman, Erica Saraiva e Magda Alvarenga
Floreiras: possuem um bom espaço e são ótimas para horta mais compacta em pequenos espaços, tem os modelos de parede e de chão.
Horta em floreiras – Foto: Pinterest
Caixotes de madeira: uma forma barata também de fazer é utilizando caixotes de feira ou paletes.
Horta em palete – Foto: Pinterest
Horta Vertical: a ideia da horta vertical é montá-la em espaços próximos ou na parede, você pode utilizar desde vasos de parede até garrafas pet para fazer a sua horta vertical, ela é muito utilizada em apartamentos que não tem espaço.
Horta vertical – Fonte: Pinterest
3. O que plantar na sua horta
Você tem o espaço e já sabe como cultivar a sua horta, mas e agora o que plantar?
Para quem está começando com o plantio é indicado começar com plantas mais fáceis de cultivo, como os temperos. Veja alguns tipos para você começar a sua horta!
1. Manjericão
Como plantar: pode ser utilizado sementes ou mudas para o plantio.
Quando plantar: o plantio pode ser feito no início da primavera, em que a temperatura seja na faixa de 21 a 25 graus, pois ele não tolera clima frio.
Colheita: a colheita é feita após dois ou três meses do plantio.
Fonte: Globo Rural
Manjericão – Foto: Pinterest
2. Alecrim
Como plantar: pode ser utilizada tanto sementes como mudas para o plantio, as sementes podem ser compradas via internet.
Quando plantar: o plantio pode ser feito em climas variados, porém o preferido dessa cultura é o clima temperado e tropical. A planta gosta de luminosidade, por isso recomenda-se pelo menos cinco horas diárias de luz solar e evite locais com muita umidade.
Colheita: a colheita deve ser feita cerca de 90 dias após o plantio.
Fonte: Globo Rural
Alecrim – Foto: Pinterest
3. Salsinha
Como plantar: é plantada por sementes em local definitivo, que deve ser ensolarado.
Quando plantar: pode ser plantada em qualquer época do ano, ela gosta de ambientes bem iluminados, porém o calor não deve ser em excesso.
Colheita: a colheita pode ser feita de 60 a 90 dias após o plantio.
Fonte: Globo Rural
Salsinha – Foto: Pinterest
4. Orégano
Como plantar: pode ser plantado por sementes, divisão de touceiras ou por estaquia.
Quando plantar: o plantio pode ser feito durante todo o ano, sendo a temperatura ideal entre 21 e 25 graus, mas também é possível cultivá-los em temperaturas entre 4 e 32 graus.
Colheita: a colheita das folhas pode ser feita quando essas estiverem com pelo menos 20cm de altura.
Fonte: GreenMe
Orégano – Foto: Pinterest
5. Hortelã
Como plantar: pode ser plantada por mudas ou sementes dependendo da espécie.
Quando plantar: essa planta tem resistência ao frio, mas é aconselhado o plantio durante a primavera ou o outono, só deixe em um lugar protegido dos ventos.
Colheita: a colheita pode ser feita a qualquer momento, pelas hastes ou só algumas folhas, mantenha o solo sempre adubado e irrigado.
Fonte: GreenMe
Hortelã – Foto: Pinterest
6. Coentro
Como plantar: é cultivado a partir das sementes.
Quando plantar: prefere ser plantado em climas quentes com temperaturas de 25 a 27 graus para uma melhor germinação, não gosta de temperaturas baixas.
Colheita: a colheita das folhas pode ser feita de 30 a 70 dias após a germinação, podendo colher as plantas inteiras ou somente as folhas.
Fonte: GreenMe
Coentro – Foto: Pinterest
7. Cebolinha
Como plantar: pode ser plantada com sementes ou mudas.
Quando plantar: durante todo o ano, com preferência para as épocas amenas.
Colheita: a colheita deve ser feita de três a quatro meses após o plantio.
Fonte: Dicas de mulher
Cebolinha – Foto: Pinterest
4. Como cuidar da sua horta
Agora é hora de deixar sua horta mais bonita, para isso é muito importante a boa iluminação natural, pelo menos durante algumas horas por dia dependendo do tipo de espécie que você está plantando. Cuidado com as regas, cada tipo de planta tem uma quantidade ideal, algumas preferem mais e outras menos. O solo deve estar sempre bem adubado, podendo você mesmo fazer o seu próprio adubo.
Horta em caixotes de madeira – Foto: Pinterest
5. Benefícios de ter uma horta
Além da qualidade dos alimentos frescos e sem agrotóxicos, a horta pode servir como terapia para algumas pessoas e também para aproveitar com as crianças, ensinar como cuidar, ter responsabilidade e comer de forma mais saudável. E também é uma forma de economizar nas compras, já que com a sua horta você terá alguns dos seus alimentos na sua casa.
Agora que você já tem o espaço definido, como cultivar e o que plantar é hora de colocar a mão na massa e fazer a sua própria horta!
Adorei o conteúdo!
Que bom que gostou Joel!
Começar uma horta em espaços pequenos é uma ótima ideia para cultivar alimentos frescos e saudáveis. Além disso, é uma oportunidade para ensinar responsabilidade às crianças, criar um ambiente terapêutico e economizar nas compras.
Sempre queria fazer uma horta saudável, só que não tinha ideia de como começar. Agora com essas dicas jásei como realmente fazer, obrigado pelo compartilhamento desse conteúdo incrível.